PROJETO ESTAÇÃO JOVEM EMPREENDEDORISMO INOVADOR – SOLUÇÕES CRIATIVAS. | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

APRESENTAÇÃO

Com o compromisso de educar para o mercado de trabalho, o Senac/PB estimulou os alunos e docentes do Programa de Aprendizagem – Jovem Aprendiz – 2020, a construir soluções criativas para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, através do Projeto Estação Jovem – Texto e Contexto da Aprendizagem, abordando o tema Empreendedorismo Inovador – Soluções Criativas.

O Pro¬jeto “Estação Jovem” pro¬moveu a ar¬ti¬cu¬lação de ati¬vi¬dades in¬ter¬dis¬ci-pli¬nares, ob¬tendo es¬paço sig¬ni¬fi¬ca¬tivo nas unidades curriculares dos cursos, por meio do exer¬cício de ar¬ti¬cu¬lação e mediação pro¬mo¬vido pelos docentes. A apropriação e a abertura para novas possibilidades do uso de tecnologias e a capacidade criativa de propor novos formatos de vivências didáticas passaram a ser uma competência central à prática docente contemporânea.
Durante o percurso do projeto “Estação Jovem” em 2020, teve algumas paradas estratégicas, diante do quadro de pandemia da Covid-19, e o cenário mundial trouxe desafios e oportunidade de aprendizado e crescimento para todos, nos colocou em situações excepcionais, com mudanças, dinâmicas e estratégias no processo de aprendizagem, como também nos resultados obtidos.
Começamos uma viagem no conhecimento com descobertas e interpretações, nesta fase o aluno ligou o alerta para explorar e aguçar a curiosidade para enfrentar as questões levantadas no contexto da aprendizagem, de acordo com o tema do projeto.
Na segunda fase, a cada momento uma surpresa, a intensidade das emoções, tanto internas quanto externas, despertadas pelas ideias criativas, se destacaram. Nesta etapa foi necessário planejar momentos significativos, ágeis e flexíveis com diferentes estratégias pedagógicas, viabilizadas pela incorporação de recursos tecnológicos específicos e ambientes virtuais de aprendizagem.
Na terceira fase, os alunos foram levados à inquietação e ao desapego, foi se descobrindo que realmente tinha algo para ser renovado e que era necessário lançar novas possibilidades de mudanças com soluções criativas, inovadoras e mais sustentáveis.
Na quarta fase, com a bagagem mais organizada, os alunos puderem dar um novo sentido, terem um novo olhar sobre o mundo que os rodeiam. E sabemos que é hora de ensaiar novos passos na caminhada da vida.
Na quinta fase, muito foi conquistado durante o percurso. Aqui é importante observar a evolução individual, os alunos produziram gêneros textuais, objetivando:
• Buscar de forma prática, criativa e empreendedora, a solução de problemas e questões que precisam de um resultado melhor;
• Trabalhar a habilidade de construção e interpretação de texto, aprofundando a reflexão sobre o tema proposto, utilizando a escrita e os conhecimentos gramaticais da Língua Portuguesa.
Os alunos terminaram o percurso, e esperamos que esta tenha sido uma boa experiência para todos.
É com grande prazer que o convidamos à leitura de 301 trabalhos produzidos pelos alunos do Programa de Aprendizagem – Jovem Aprendiz 2020.
A atual edição é dedicada à linha de Literatura de Projeto e Artigo de opinião, possui proposições que envolvem a criação de aplicativos, mudanças e melhorias nas rotinas de trabalhos, visando facilitar o funcionamento das atividades desenvolvidas por empresas das mais diversas áreas.
Ao caríssimo leitor, esse tema atravessará as próximas páginas almejando provocar uma reflexão, um deslocamento, ou mesmo dúvidas, sobre algo presente nas relações por meio de soluções criativas, inovadoras e mais sustentáveis, sob uma perspectiva juvenil.

Boa leitura e bom percurso!

INTRODUÇÃO

A educação é a chave para que nosso país continue crescendo. Quando falamos de educação profissional, o compromisso com o desenvolvimento é ainda maior, já que formamos pessoas qualificadas para atuar com excelência no mercado de trabalho. E com os cursos de aprendizagem comercial não é diferente. O aprendizado no Senac e a oportunidade de iniciar no mundo do trabalho, já pondo a teoria em prática, é fundamental para que os jovens estejam no mercado formal e contribuindo para o crescimento do país.
Além de toda capacitação voltada para a prática profissional, o Senac Paraíba também se preocupa em formar cidadãos, seja por meio de ações de solidariedade, atividades lúdicas ou ainda por meio das diversas realizações que acontecem no decorrer do curso. Uma dessas ações que vai além da sala de aula é o incentivo à leitura, à escrita e à expressão, de uma forma geral, promovido durante todo o ano. E o resultado desse trabalho contínuo é o que está exposto neste livro.
Neste ano, esta Coletânea das Práticas Pedagógicas é especial por abordar um tema de extrema importância: o desenvolvimento sustentável. Recorrente nas pautas diárias da população mundial, este assunto também foi trabalhado e desenvolvido pelos jovens aprendizes do Senac Paraíba. Em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, as 32 turmas puderam conhecer melhor os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma iniciativa da ONU.
A partir de uma ferramenta acessível, que foi um álbum de figurinhas, os jovens desenvolveram desde projetos para criação de seus próprios negócios quanto para melhorar a vida da comunidade. Além disso, eles realizaram, como resultado do que foi visto durante o ano, produções textuais e desenhos que estão expostos a seguir.
Com tudo isso, o Senac deixa claro seu empenho em formar cidadãos críticos e prontos para atuar de forma responsável na sociedade. E, de forma especial, em relação à sustentabilidade, levando sua contribuição tanto para a economia como para as relações sociais. Assim, o Senac Paraíba se faz presente na vida dos paraibanos: na formação de profissionais de qualidade e, acima de tudo, de cidadãos responsáveis.

Marconi Medeiros
Presidente da Federação do Comércio/PB
Sesc/Senac

banne-programacao-2021-4
banne-programacao-2021-4


ALUNO: Alexandre Galdino de Sousa
TÍTULO: Redução de gastos com sacolas plásticas na empresa
ÁREA DO PROJETO: Planejamento, administração


ALUNA: Bárbara Nycolle Guimarães e Silva
TÍTULO: App de compras (Araujo Delivery Now)
ÁREA DO PROJETO: Vendas


ALUNO: Carlos Henrique Bezerra de Souza
TÍTULO: O gasto excessivo de papel
ÁREA DO PROJETO: Administrativa


ALUNO: Danyllo de Alencar Pereira
TÍTULO: Redução dos gastos com energia elétrica
ÁREA DO PROJETO: Planejamento


ALUNO: Ermesson Guilherme
TÍTULO: Combate ao desperdício de material na área da produção
ÁREA DO PROJETO: Produção