O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Administração Regional no Estado da Paraíba, inscrito no CNPJ sob nº 03.609.783/0001-01, com sede na Av. Desembargador Souto Maior, 291, 2º andar, na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba (“Senac Paraíba”) atua de maneira transparente e responsável para garantir a proteção dos seus dados pessoais. Por isso, é muito importante para nós que você conheça nossa Política de Privacidade.
1. O que é a Política de Privacidade do Senac Paraíba?
É o documento que apresenta informações sobre a maneira como coletamos, utilizamos e compartilhamos seus dados pessoais, bem como descreve o conjunto de regras e procedimentos adotados pelo Senac Paraíba para garantir a proteção desses dados. Os seus dados pessoais são coletados quando você se cadastra em nosso site (www.pb.senac.br) para registrar interesse em cursos, participar de eventos, fazer sua matrícula ou se inscrever em processos seletivos de bolsas de estudo.
Nossa Política de Privacidade é pautada pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018. Comprometemo-nos a cumprir estritamente seus termos assim que ela entrar em vigor. Caso queria saber mais sobre a LGPD, confira.
2. Como o Senac coleta meus dados pessoais?
Por meio de cadastro em nosso site ou em nossas unidades. Para realizá-lo, você notará que algumas informações são obrigatórias, pois atendem padrões estabelecidos por órgãos da administração pública, como o Ministério da Educação. Além desses dados, as outras informações solicitadas nos ajudam a entender melhor seus interesses e personalizar, ainda mais, seu atendimento.
3. É possível acessar este site sem fornecer meus dados pessoais?
Sim. Neste caso, podemos coletar dados técnicos da sua navegação como endereço de Protocolo de Internet (endereço IP), registro de acesso, geolocalização do endereço IP, tipo do navegador utilizado, versão do sistema operacional, modelo e características do aparelho utilizado para o acesso, banda de internet, operadora, comportamento de pageview e páginas visitadas, de acordo com cookies liberados ou não por você.
4. No caso de acesso com cadastro, quais informações o Senac poderá solicitar?
Nossa coleta de dados pessoais varia de acordo com o tipo de interação que você terá em nosso site, quais produtos ou serviços está procurando.
Para você saber, relacionamos a seguir os dados pessoais que podem ser solicitados por nós:
5. Quantos e quais tipos de cadastros podem ser realizados?
São três tipos de cadastro realizado. Como já comentamos (pergunta 4), eles variam de acordo com a sua experiência e o seu objetivo em nosso site. Por exemplo, se seu objetivo agora é apenas registrar interesse em algum curso livre, você terá que preencher seus dados de identificação e contato, caso queira fazer sua matrícula, deverá preencher também informações sobre pagamento, mas, se optar por concorrer a uma bolsa de estudo, terá que fornecer outros documentos específicos, como comprovantes de renda. Confira:
6. Para quais finalidades meus dados podem ser utilizados?
Importante: usaremos seus dados pessoais somente para atender aos objetivos descritos nesta Política. Se necessário, seus dados poderão ser usados para outras finalidades não conflitantes às finalidades apresentadas nesta Política.
7. Com quem o Senac pode compartilhar meus dados?
8. Por quanto tempo meus dados serão armazenados?
Pelo período necessário para que você tenha uma experiência positiva dentro da instituição, atendendo seus interesses e solicitações.
Importante: poderemos preservar os seus dados por um período superior sempre que exista uma obrigação legal, por exemplo, em relação aos dados utilizados na gestão acadêmica, ou se existirem razões de interesse público (arquivo, investigação científica e histórica, ou para censos educacionais). Nessas ocasiões, sempre que possível, seus dados serão tratados de forma que seja possível manter o seu anonimato.
9. Quais são as medidas de segurança utilizadas para garantir a proteção dos meus dados pessoais?
Atuamos de maneira transparente e responsável, por meio de padrões de segurança e prevenção confiáveis. Adotamos medidas administrativas, técnicas e físicas para proteger dados pessoais contra perda, roubo, uso indevido, bem como, contra acesso não autorizado, divulgação, alteração e destruição de informações.
Confira nossas medidas de segurança da informação que buscam garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados coletados:
10. É possível que meus dados sejam transferidos para fora do país?
Sim, pois temos parcerias em nível global. Portanto, dados pessoais talvez precisem ser transferidos para outros países, seja em razão dessas parcerias (por exemplo, em caso de intercâmbio de estudantes) ou pela necessidade de armazenamento de dados em servidores estrangeiros, por meio da utilização de servidores em nuvem (cloud).
Caso seus dados pessoais sejam transferidos para fora do Brasil, adotaremos todos os cuidados para assegurar que essa transferência obedeça às normas e preserve o sigilo de todas as informações coletadas.
11. Quais são os meus direitos em relação aos dados pessoais fornecidos?
Agora que você já sabe como coletamos, utilizamos e compartilhamos seus dados, é igualmente importante para nós que você conheça quais são os direitos que possui quando nos fornece seus dados pessoais. Caso queira, você poderá:
Importante: deixaremos de usar seus dados pessoais quando a revogação do seu consentimento for concluída. Sendo assim, qualquer utilização de seus dados pessoais antes da efetivação do cancelamento/revogação é entendido por nós como legal, verdadeiro e autorizado por você.
Caso queira fazer algum pedido referente a este campo, você deve entrar em contato via e-mail pelo ti@pb.senac.br. Poderemos solicitar informações para confirmar sua identidade e seu direito de acesso aos dados solicitados.
Tenha certeza, trabalharemos sempre de maneira ágil e responsável para atender suas solicitações o mais breve possível, sendo que observaremos os prazos legais quando da vigência da LGPD.
12. E se essa Política for atualizada?
Caso existam alterações significativas, iremos avisar você o mais breve possível, ou, antes que a nova política entre em vigor. Por isso, recomendamos que consulte este documento sempre que possível e verifique a data da sua última atualização, informada no rodapé desta página.
13. Como posso tirar minhas dúvidas sobre esta Política?
Fique à vontade para nos enviar qualquer tipo de dúvida sobre esta Política, em ti@pb.senac.br. Será um prazer falar com você!
Encarregado de Dados do Senac (DPO):
Hercules Marques Leite | Chefe de Tecnologia da Informação do Senac Paraíba
Contato: ti@pb.senac.br