Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac participa do JPA Travel Market | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Convenções, aconteceu o Festival de Turismo de João Pessoa que, a partir desta oitava edição, passou a se chamar JPA Travel Market. O evento recebeu mais de 3,5 mil visitantes, entre eles buyers da Argentina e agentes de viagens vindos de 25 estados em 22 caravanas aéreas e rodoviárias. O Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac Paraíba também marcou presença no festival.

A solenidade de abertura reuniu diversas autoridades, entre elas o Governador do Estado, representantes do Ministério do Turismo, da Embratur, da Prefeitura de João Pessoa, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, além de nomes importantes da área de turismo.

Para o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, “a realização deste evento tem um papel muito importante porque mostra que a livre iniciativa pode ajudar muito a nossa cidade, os estados e o Brasil. Às vezes pensamos que a responsabilidade de tudo é dos governos, mas temos que acreditar também na força da sociedade e da iniciativa privada. Esse evento hoje recebe uma quantidade imensa de participantes que vieram aqui para conhecer a cidade e para fazer negócios”, destacou.

O Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, falou do crescimento do festival nos últimos anos. “A internacionalização é sinal do bom resultado. O Ministério vai continuar apoiando para que vocês possam crescer mais ainda e trazer a Paraíba para o lugar bem mais acima do que ela está. Eventos regionais como este são importantes para o mercado de viagens e dinamizam a indústria do turismo”, ressaltou.

Em seu discurso, o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, traçou um panorama do crescimento do Turismo no estado e aproveitou a oportunidade para “agradecer a todo o trade porque nós construímos uma relação com muito foco, sem que o poder público atrapalhasse o espaço da iniciativa privada, nem vice-versa. Construímos algo que ajudou essas cidades e esse estado economicamente e o estado equilibrado serviu para criar um ambiente de negócios”, considerou o governador.

Durante a solenidade também houve a entrega de troféus para homenagear pessoas e instituições que contribuíram para o turismo no estado. A Fecomércio foi uma das instituições homenageadas. “O prêmio foi pensado para homenagear os parceiros que ajudaram o governo e a PBTur a desenvolver o setor turístico. Entre os homenageados está a Fecomércio que, na minha opinião, foi o maior parceiro da PBTur nesses oito anos, que ofereceu apoio para realização de diversas ações”, apontou a Presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Após a abertura oficial, os participantes puderam conhecer os estandes e ainda participar de palestras, fóruns, rodada de negócios e capacitações. Em seu estande, a Fecomércio, o Sesc e o Senac Paraíba apresentaram ao público suas atuações relacionadas ao turismo.

Outro destaque dessa edição foi a internacionalização. Já consolidado no cenário do turismo nacional, o evento tem crescido de forma significativa no mercado internacional, aumentando a cada ano a participação de empresas e destinos do exterior. O retorno positivo se dá pela quantidade de negócios que são gerados durante e após o festival.