Senac Paraíba realiza ações no enfrentamento ao coronavirus | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba esteve presente na vida dos paraibanos durante o período de isolamento social, diante da pandemia do novo coronavirus, A instituição realizou diferentes ações de formação, como também, iniciativas que contribuíram no combate à Covid-19.

Na busca de ajudar no combate à COVID-19, o Senac confeccionou 2.100 máscaras com cartilhas e orientações sobre o uso e os cuidados necessários, através da colaboração de instrutores e alunos egressos do curso de Costureiro do Centro de Educação Profissional de João Pessoa (CEP/JP). Todo o processo de fabricação seguiu os protocolos de cuidados necessários, seguindo as orientações dos órgãos de saúde. As máscaras foram distribuídas para a população em comunidades carentes da região metropolitana de João Pessoa: Associação Beneficente dos Moradores do Parque dos Ipês, Associação Beneficente dos Moradores de Mangabeira IV, e a comunidade em Paratibe. Em parceria com o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), a instituição garantiu também doações de material de higiene e de proteção individual para Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, destinado aos idosos, funcionários e equipe de saúde para a prevenção do contágio e da proliferação da COVID-19. A solicitação foi feita pelo Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, mediado pelo procurador Valberto Lira, e foram repassadas, além das máscaras, álcool 70, toucas e luvas descartáveis, materiais de higiene e de limpeza.

Preocupado em contribuir para o aprimoramento dos profissionais do comércio de bens, serviços e turismo durante o período de isolamento social, o Senac abriu uma grande oferta de vagas para cursos gratuitos à distância. Foram disponibilizadas vagas em cursos livres, extensão universitária, autoinstrucionais e vídeos, todos através do portal do Senac EAD.  Todos os participantes dos cursos recebem certificados com validade em todo território nacional, reconhecidos pelo MEC.

Reforçando o compromisso com a excelência na formação de profissionais do setor do comércio de bens, serviços e turismo, o Senac iniciou as aulas remotas para dar continuidade à formação dos alunos. As ações contam com o apoio de tecnologias para se tornarem os novos ambientes de aprendizagem. O acesso às salas virtuais são agendados (data e horário) e enviados para os alunos por e-mail, destacando os objetivos pedagógicos, as atividades acadêmicas remotas e as avaliações. As aulas acontecem de forma síncrona, com interação ao vivo do professor em tempo real, e assíncrona, através de vídeos previamente gravados, bibliografia sugerida e fóruns de discussões. O aluno também tem acesso aos acervos digitais de e-books na biblioteca virtual do Senac São Paulo para auxilio da aprendizagem.

Nas mídias digitais da instituição, a população encontra disponível dicas em diferentes áreas de qualificação profissional. Vários instrutores do Senac captaram, em vídeos curtos e interativos, conteúdos que contribuem para este período e para um cenário futuro de pós pandemia. Foram aproximadamente vinte vídeos que abordaram assuntos relacionados a gastronomia, hotelaria, informática, idiomas e administração. A instituição ainda convidou o chef paraibano Onildo Rocha, da Cozinha Roccia, para uma live sobre cozinha armorial e a nova cozinha nordestina. O momento mediado pelo instrutor do Senac Paraíba, Iago de Lellis, que conduziu o bate-papo com o chef.

Através destas ações, o Senac continua com seu compromisso de oferecer uma educação de excelência aos paraibanos, e contribui com ações específicas durante a pandemia decorrente da COVID-19.