O Senac Paraíba adota o Modelo Pedagógico Senac, implementado nacionalmente desde 2013, que prioriza o desenvolvimento de competências em vez da simples transmissão de conteúdo . Nesse modelo, cada unidade curricular é pensada como um bloco de competências — combinação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores — que será trabalhado de forma integrada. Os cursos partem do perfil profissional ideal, voltados às demandas reais do mercado de trabalho e focam na vivência prática desde o início, promovendo atividades que envolvem reflexão e ação contínuas, no chamado ciclo “ação‑reflexão‑ação”.
Além da organização por competências, o Senac utiliza métodos ativos de ensino, como metodologias colaborativas, estudos de caso e projetos integradores. Nesses projetos, os alunos enfrentam desafios reais da profissão, desenvolvem autonomia, trabalham em equipe e constroem soluções concretas — estabelecendo uma conexão direta entre o conteúdo aprendido na sala de aula e seu uso no mundo real. As chamadas “Marcas Formativas” — como visão crítica, atitude empresarial, sustentabilidade, colaboração e autonomia digital — permeiam todo o processo educativo, garantindo que o profissional formado esteja preparado para além das exigências técnicas.
Para apoiar essa metodologia, a avaliação no Senac é contínua e alinhada às competências previstas no perfil profissional. Avaliações são aplicadas antes, durante e depois das atividades, com indicadores que medem o progresso real do aluno, permitindo ajustes imediatos tanto na aprendizagem quanto nas estratégias pedagógicas. Em resumo, o ensino por competências do Senac Paraíba apresenta um modelo inovador: o aluno é protagonista, aprende fazendo e reflete sobre o que aprendeu, aprimorando-se continuamente para atuar com excelência e segurança no mercado de trabalho.