Senac e Sesc participam da 21ª Festa do Bode Rei em Cabaceiras | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

De 31 de maio a 2 de junho, Cabaceiras sediou a 21° Festa do Bode Rei, e o Sesc e o Senac Paraíba marcaram presença cumprindo sua missão de promover qualidade de vida e educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A parceria foi firmada junto à Prefeitura Municipal de Cabaceiras, e consolida o trabalho de interiorização das instituições, que levam suas ações também aos municípios que não dispõem de unidades fixas.

Por meio da Carreta Escola de Gastronomia, O Senac realizou aula-show e oficinas para população da cidade. Aconteceu uma aula gastronômica ministrada pelo renomado Chef Onildo Rocha com o tema Paraíba no Prato, Orgulho no Peito, e as oficinas realizadas pelos instrutores do Senac de Culinária Caprina a Base da Cachaça e Culinária Caprina a Base de Leite, Queijos e Derivados. Na ocasião, autoridades locais puderam visitar a unidade móvel e conferir de perto a atuação da instituição. O Sesc Paraíba participou da festa com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas, que levou o tradicional xaxado paraibano em sua apresentação com música, figurino típico e o trio de forró pé-de-serra da instituição.

Para o Prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, “este é um momento de comemoração para todos nós para mostrar os resultados dos nossos potenciais e temos a satisfação de ter a carreta do Senac aqui conosco, promovendo cursos de capacitação para nossa população. Já tivemos experiências maravilhosas através da carreta e isto tem sido muito importante para o nosso município. A intervenção do Senac tem transformado vida de pessoas, muitos já estão trabalhando na área e alguns já colocaram em prática as formações expondo seus produtos nesta festa”, afirmou o prefeito. A Fecomércio Paraíba, através da participação do Sesc e Senac, foi homenageada com a comenda que é entregue aos grandes colaboradores para realização e sucesso da Festa do Bode Rei.

O Chef Onildo Rocha abriu a programação de formações com a Aula-Show Paraíba no Prato, Orgulho no Peito, momento onde ele pode trabalhar com os alunos o prato Canela de Bode. A proposta é ser uma ideia inovadora por se tratar de uma parte do animal pouco utilizada na preparação dos alimentos, fato que despertou ainda mais a atenção dos alunos. O chef falou um pouco da parceria com o Senac e participação na festa do Bode Rei. “O Senac tem um grande poder transformador no país, porque é pela educação que nós conseguimos transformar. Escolher canela de bode, um corte não muito valorizado, mas muito saboroso, é trabalhar cortes não muito conhecidos do animal, mas que possibilitam aproveitarmos integralmente. Eles vão aprender a unir todas essas partes da carne com o próprio colágeno do bode para fazer um prato muito saboroso e aproveitando tudo que o bode pode nos dar. Escolhi este pedaço por ser o menos valorizado, pelo fato de ainda existir muito desperdício, e quero mostrar para eles que tem como utilizar tudo e se tornar uma auto gastronomia”, declarou o Chef Onildo Rocha.

Desde o mês de abril, a Carreta Escola de Gastronomia está estacionada em Cabaceiras com turmas de qualificação profissional realizando cursos de Auxiliar de Cozinha e Agente de Alimentação Escolar; e turmas de aperfeiçoamento, com cursos de Chocolates e Doces Finos; Guarde Manger e Preparação de Bolos e Tortas. Foi através destas formações que Camila de Farias pôde implantar o que aprendeu em sala de aula e já comercializar sua produção na Festa do Bode Rei. “No curso de Doces Finos aprendi a produção de biscoitos doces artesanais e foi este produto que eu me identifiquei e comecei a desenvolver para trazer para a festa. Outro produto foi a trufa, algo tão tradicional, mas que a instrutora do Senac nos ensinou de forma diferenciada e sei que vai fazer sucesso”, afirmou a ex-aluna.