Semana Nacional do Trânsito é abordada na Escola Senac Dom Ulrico | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Pensando na conscientização para o trânsito, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial realizou uma série de ações educativas voltadas à temática da Semana Nacional do Trânsito Somos Todos Responsáveis. O evento aconteceu na Escola Senac Dom Ulrico.

Os docentes da unidade trabalharam em sala de aula com os alunos sobre o trânsito por meio da utilização de jogos interativos e construíram maquetes que abordaram a temática, expondo e debatendo sobre a responsabilidade que os motoristas e pedestres devem ter no trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O principal objetivo desta data é incentivar a sociedade sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. A conscientização de não ingerir bebida alcoólica, não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas, não ultrapassar o limite de velocidade, usar sempre o cinto de segurança, atravessar a rua nas faixas de pedestres, conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009 em 178 países. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta.

Trabalhar essa temática faz com que os alunos tenham consciências das causas que podem ocorrer por uma simples distração. Os pedestres devem sempre estar alertas na hora de atravessar uma faixa de pedestre e respeitar também o sinal. Também é importante conscientizar as pessoas ao seu redor que fazem práticas contrárias as citadas a cima.

A Escola Senac Dom Ulrico fica na Avenida João Machado. O telefone para contato é o (83) 3222-9018.