Senac conectado com você: Saiba identificar três tipos de vinho | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Final de semana chegando, que tal tentar relaxar e curtir o momento com um bom vinho? É recorrente, neste período de isolamento social, a atitude de artistas regionais e nacionais de transmitirem seus shows através das lives. As quais, além de proporcionarem entretenimento, possuem cunho social de ajudar o próximo com diferentes tipos arrecadações. Estando em casa com os seus, você tem a possibilidade de se distrair um pouco, aliviar a mente e ainda contribuir com os mais necessitados.

Nem todos entendem de vinhos ou sabem distinguir seus tipos, além de, muitas vezes, terem dificuldade em escolher aquele que mais agrada ao paladar. Quem nunca passou pela experiência de comprar aquela garrafa bonita achando que o sabor seria irresistível e se deparou com a decepção no primeiro gole, que atire uma rolha. Enquanto os cursos do Senac ainda estão suspensos devido à esta pandemia, buscamos trazer um pouco do que é ensinado em sala de aula para te ajudar nesta escolha.

O professor do Senac Paraíba, Danilo Coutinho, explica que “o vinho é um tipo de bebida feita através da fermentação do suco de uva recém vindimada, que nada mais é do que uvas recém colhidas.” Ele também exemplificou três tipos de vinho: espumantes, tranquilo e fortificados. “Os espumantes são todos os vinhos que têm uma quantidade significativa de dióxido de carbono, caracterizado por aquelas borbulhas que nós vemos nas taças; estes não recebem a adição de álcool vínico ou água ardente vínica, como os tranquilos, que também não possuem presença significativa de dióxido. Já nos fortificados existe uma adição de álcool vínico ou água ardente vínica, aumentando, assim, a graduação alcoólica. Os principais e mais conhecidos são o Vinho do Porto, que é português, e o Xerez, oriundo da Espanha”, afirmou o professor.