Paraiba participa da segunda edição do Viva São João em Casa da OPANES | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Pelo segundo ano consecutivo, o Senac Paraíba participou do projeto Viva São João em Casa, realizado pelo Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo (OPANES) do Senac. O chef paraibano Iago de Lellis, instrutor da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, em João Pessoa, juntamente com a supervisora Tatyuska Gondim, conversaram com o público sobre os tradicionais festejos juninos em Campina Grande e as comidas típicas que são bastante tradicionais nesta época, trazendo o tema Gastronomia Junina no Maior São João do Mundo.

O Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo foi criado em 2019 pelos Departamentos Regionais do Senac do Nordeste e Espírito Santo, reunidos no Núcleo de Desenvolvimento Corporativo, com o apoio do Departamento Nacional. Em um contexto de mudanças profundas nos hábitos alimentares e no fazer culinário, este dispositivo de pesquisa tem como vocação acompanhar e entender as transformações em curso e apoiar a instituição a desenvolver soluções inovadoras para os desafios contemporâneos do campo da gastronomia.

Entendendo a gastronomia como patrimônio cultural de um dado território, o Opanes traz na sua gênese um interesse renovado pelas cozinhas regionais, constituídas sob a base de produtos e ingredientes locais, técnicas, conhecimentos tácitos e criatividade. Mais do que disponibilizar um importante acervo de informações, o Opanes se coloca como um espaço de diálogo e colaboração com os agentes do setor de gastronomia, favorecendo o desenvolvimento de ações integradas entre os Departamentos Regionais e com a sociedade. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site observatoriogastronomico.senac.br.