Paraíba participa da maior competição nacional de Educação Profissional do Comércio | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

De 20 a 23 de novembro, uma equipe da Paraíba estará em Vitória (ES) para participar das Competições Senac de Educação Profissional. O estado terá representantes nas ocupações Cozinha e Cabeleireiro. O evento, que acontece no Hotel Senac Ilha do Boi, também inclui outras quatro ocupações: Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante, Estética e Bem-estar e Florista. A competição vai revelar os melhores alunos da educação profissional do Brasil no setor de comércio e serviços.

Serão quatro dias de disputas acirradas. As provas simulam situações reais do exercício da profissão e são supervisionadas por avaliadores, exigindo dos alunos um desempenho de excelência, com critérios de avaliação alinhados ao Modelo Pedagógico Senac e à WordSkills (maior torneio de educação profissional do mundo), pois os primeiros colocados em cada ocupação poderão concorrer à vaga de representante brasileiro nesta competição internacional, que acontecerá na Rússia em 2019.

 Nesta edição, irão participar 43 estudantes de 20 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhã, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Os regionais Senac destes estados selecionam e preparam os atletas, dando todo o suporte técnico e comportamental necessário em relação aos objetivos e metodologia das competições.

Cada ocupação pode ter até oito módulos de prova, com tempo determinado para a realização. Todos os atletas do conhecimento são supervisionados simultaneamente por avaliadores. Ao final, os três que somarem mais pontos subirão ao pódio.

 

Competidores paraibanos

O Senac Paraíba está representado pelos alunos Maria Eduarda Almeida, na ocupação Cabeleireiro, e Alisson Germano, em Cozinha. Os participantes serão avaliados em provas de competências referentes à profissão, ocasião que terão a oportunidade de expor as habilidades teóricas e práticas adquiridas e treinadas durante o processo de formação.

A comitiva paraibana também é composta pelos docentes avaliadores Ana Carolina da Silva e Valéria do Nascimento e pela Supervisora Técnica Tâmara Gonçalves.

 

Competições Senac de Educação Profissional

Data: 20 a 23 de novembro

Local: Hotel Senac Ilha do Boi

Cidade: Vitória

Horário: das 8 às 17 horas