Novos desafios para a educação | Senac Paraíba

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As mudanças repentinas provocadas pela pandemia em todo o planeta conduzem a um olhar renovado para a Educação Profissional. Grande parte dos estudantes e professores de todo o mundo precisou se adaptar ao ensino a distância em virtude da quarentena. Da mesma forma, as expectativas de investimento na ciência, cujo papel social torna-se ainda mais importante, podem abrir uma perspectiva de revalorização dos processos de ensino, pesquisa e aprendizagem. São novos desafios para a educação, e a primeira edição de 2020 do Boletim Técnico do Senac faz esse debate.

A necessidade de que a investigação científica seja mais valorizada entre os cursos superiores para tecnólogos está no artigo “Cursos superiores de Tecnologia no Brasil: pesquisa e inovação”, de Patricia Murara Stryhalski. Com dados empíricos de um processo de transposição do ensino presencial para a educação a distância, chega o estudo de caso “Migração de ensino presencial para EAD: estudo qualitativo da retenção cognitiva no curso de Preparação de Ins-trutores de Voo”, de Paulo Roberto Cursino dos Santos, Letícia Veiga Vasques e Pedro dos Santos.

Sobre a inclusão laboral dos que se dedicam à saúde e ao bem-estar por meio do esporte, Alexandre Vanzuita, Tânia Regina Raitz e Marynelma Camargo Garanhani assinam o artigo “Experiências de inserção profissional na construção de identidades profissionais de formandos em Educação Física”. Também analisando a formação do professor das áreas biológicas, “Mestrado profissional em ensino de Biologia e cotidiano docente: reflexões compartilhadas sobre avaliação da aprendizagem” é o tema abordado por Marcia Taborda, Juliana Nogueira de Souza, Whitaker Jean Jaques e Silva, Paulo Bomtempo Júnior, Ana Cristina Jorck e Luiz Antônio Cidral.

Ainda sobre o processo de reconhecimento do jovem em começo de carreira, “Sentidos do trabalho na perspectiva de jovens universitários”, de Naiara Gracia Tibola, Tânia Regina Raitz e Daiane Caetano Costa de Aquino. Voltando às características peculiares da escolarização rural no Brasil e nos Estados Unidos, o artigo “Escola de roça: limites e inspirações”, de Jarbas Novelino Barato, reafirma as lições históricas desse tipo de ensino comunitário. Você ainda encontra uma análise geral sobre o momento da educação no país na entrevista do professor Francisco Aparecido Cordão com o consultor educacional Francisco de Moraes.

 

Não deixe de ler! Acesse www.bts.senac.br.

 

Fonte: Departamento Nacional do Senac

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