Jovens do Lar do Garoto recebem certificado de conclusão em curso do Programa de Aprendizagem do Senac | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

“Através deste curso eu pude crescer e dar meu primeiro passo para o mercado de trabalho, coisa que nem todos os jovem têm à disposição. O Senac é uma empresa de oportunidades.” Foram com essas palavras que o jovem Luan dos Santos recebeu o certificado de conclusão do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, ministrado pelo Senac Paraíba. Ele, juntamente com outros 18 adolescentes que cumprem medidas no sistema socioeducativo do Lar do Garoto Padre Otávio dos Santos, em Lagoa Seca, participaram do Programa Jovem Aprendiz, em uma parceria firmada entre a Fecomércio, Senac, Governo do Estado (por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Fundac), Ministério Público do Trabalho (por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região), Superintendência Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública e a Empresa de Relacionamentos AeC.

A solenidade de conclusão aconteceu nesta sexta, 26, e além dos jovens concluintes, contou com a presença online de autoridades representantes das entidades parceiras da ação. O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá, destacou a importância das parcerias para o êxito do projeto. “É um projeto sonhado há vários anos e agora temos a oportunidade de concluir esta primeira turma graças às entidades parceiras, instituições fortes que apostaram nesta ideia e, mesmo durante a pandemia, não desistiram e fizeram acontecer”, ressaltou, mandando uma mensagem de apoio aos jovens concluintes: “Estamos orgulhosos por vocês estarem concluindo e saindo pela porta da frente do Lar do Garoto, cidadãos com direitos e deveres que podem conquistar o que quiserem e sonharem”.

As palavras de Raulino Maracajá foram reforçadas pelo Procurador da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Alisson Filgueira. “Conseguimos transformar a vida destes jovens, e eles sairão daqui como novas pessoas, preparadas para seguir seu caminho e ingressar no mercado, pois o Senac tem uma expertise na qualificação profissional e é um certificador de excelência”, destacou.

Luiz Antonio Sousa, diretor do Lar do Garoto, destacou a importância da parceria com a Fecomércio neste processo. “O Senac trouxe muita luz na caminhada destes adolescentes, já que tornou possível este sonho que tínhamos de capacitação no sistema socioeducativo, já pensado há alguns anos”, afirma. “A grande oportunidade que a socioeducação buscava foi dada agora. Graças ao projeto, os jovens sairão daqui com uma carteira assinada, com experiência na carteira e um olhar diferenciado para o mercado de trabalho”, finaliza.

Para a Diretora de Educação Profissional do Senac, Vera Lúcia, o projeto cumpriu o objetivo de oportunizar a adolescentes em situação de acolhimento institucional e em cumprimento de medidas socioeducativas formação profissional para o mercado de trabalho. “O Senac Paraíba agradece aos parceiros pela contribuição na construção do conhecimento, na execução pedagógica, restauradora e socializadora dos jovens e parabeniza todos os concluintes”, finalizou.

O curso teve início em março de 2020. Os alunos participaram de 1272 horas/aula do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, divididos entre a teoria, ministrada pelo Senac Paraíba, e a prática simulada supervisionada, que aconteceu em parceria com a empresa de relacionamento com o cliente AeC.