Ganhador do Prêmio Dólmã, instrutor do Senac se torna embaixador da gastronomia paraibana | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

O instrutor do Senac Paraíba Iago de Lellis foi o vencedor da edição 2020/2021 do Prêmio Dólmã, premiação máxima da gastronomia brasileira. Com a vitória, o chef se torna o embaixador da gastronomia paraibana em todo o país. A premiação aconteceu de forma online, através de uma live, e Iago concorreu ao prêmio juntamente com os chefs Matheus Rockenbach e Filipe Rodriguez. Iago de Lellis é instrutor da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, localizada em João Pessoa, e já participou de diversos eventos representando a instituição, como o Inova Gastronomia, Brasil Sabor e a Semana da Gastronomia Regional, no Rio de Janeiro e em Brasília.

“A gastronomia da Paraíba tem ganhado mais ênfase nos últimos anos, com uma culinária diversificada que vem desde o sertão até o litoral, e é gratificante estar representando o meu estado com esta vitória”, comemorou o chef Iago. Ele aproveitou ainda para comentar sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor com a pandemia. “Nós somos um estado muito rico em gastronomia e é triste ver isso tudo acontecendo e prejudicando este desenvolvimento. Como professor, eu vejo todos os dias restaurantes e bares fechando, alunos e colegas ficando desempregados, e a única forma de passar por isso é nos juntarmos para que sejamos mais fortes”, comentou.

Instituído e promovido anualmente pelo Comitê da Gastronomia Brasileira, o Prêmio Dólmã é um reconhecimento a profissionais do setor gastronômico brasileiro que fomenta, prestigia e reconhece a importância destes profissionais na cultura regional dos estados os quais representam. A premiação acontece anualmente, concomitante ao Encontro Nacional de Chefs – projeto que abriga fóruns de discussão, seminários, concurso gastronômico e demais eventos em paralelo.