Fecomércio, Sesc e Senac celebram 100 anos do Instituto Dom Ulrico com lançamento de livro | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

A tarde desta última terça-feira, 23, foi marcada por grandes acontecimentos para a Fecomércio, o Sesc e o Senac Paraíba, com as comemorações do centenário do Instituto Dom Ulrico, que hoje funciona como Complexo Educacional do Sesc e Senac e ainda com o lançamento do Projeto Mosaico, em parceria com a Fundação Solidariedade. Momentos de celebração e reconhecimento, prestigiados por autoridades da instituição, políticas, empresários, juízes e a população paraibana. O evento contou com apresentações musicais da Orquestra Filarmônica Jovem da Universidade Federal da Paraíba e alunos da escola.

 

Centenário Dom Ulrico

Idealizado em 1913 pelo desembargador Heráclito Cavalcanti, o Dom Ulrico foi um sonho por nove anos acalentado a muitas mãos. Esta trajetória foi celebrada através do lançamento do livro Instituto Dom Ulrico – Escola para a Vida. A compilação registra os 100 anos de existência de uma entidade enraizada no contexto histórico do estado por sua atuação junto à sociedade na assistência às crianças pobres abandonadas.

Desde 2012, o Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac Paraíba firmou uma parceria de comodato sem ônus com o Instituto Dom Ulrico, com o intuito de levar educação à sociedade, desde o ensino básico, com o Sesc, até a formação profissional, com o Senac. Em contrapartida, a instituição assumiu o compromisso de reservar 20% das vagas destinadas à população carente indicada pelo instituto.

O evento contou com depoimentos de ex-alunas, como da Irmã Antônia Pereira, que morou no orfanato a partir dos 11 anos, e depois se tornou professora responsável pela alfabetização. Desde seu fechamento, a irmã passou a morar no Lar da Providência Carneiro da Cunha. Outra declaração foi de Mileny de Souza, estudante quando o Instituto já era Complexo Educacional Sesc Senac Dom Ulrico e que teve a oportunidade, através da aprendizagem adquirida, de ingressar na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraíba, Marconi Medeiros, ressaltou a atuação das instituições. “Tudo é feito com satisfação, nós usamos o que tem de melhor para poder dar aos alunos o prazer de estar nesta instituição. Desejamos que se sintam tão bem quanto se sentem em suas casas ou, se possível, melhor. O que mais eu fico feliz é de ver a satisfação de cada estudante. Dentro da nossa parceria do comodato, algumas vagas são indicadas pelo Instituto, além de também disponibilizarmos fardas e livros, tudo gratuitamente. Penso que estamos cumprindo com o acordo que fizemos e eu fico muito satisfeito”.

Para o Presidente do Instituto Dom Ulrico, Cláudio Martins, “estamos duplamente felizes, primeiramente pelo lançamento do nosso livro Instituto Dom Ulrico – Escola para a Vida, que é uma verdadeira obra de arte, e pelos sete anos da parceria exitosa com a Fecomércio, Sesc e Senac. Gostaria de agradecer a todos que, de alguma forma, colaboraram para a realização desta obra de arte. No Brasil, são poucas instituições que conseguiram abraçar initerruptamente uma causa social capaz de transformar a vida de crianças e jovens”, afirmou o presidente.

 

Projeto Mosaico

Na ocasião, a Fundação Solidariedade, braço social do Sistema Correio de Comunicação, firmou um convênio com a Fecomércio, o Sesc e o Senac Paraíba para oferecer cursos de mosaico para os alunos do Complexo Educacional Sesc Senac Dom Ulrico. O projeto consiste em formações de valorização social voltadas para os alunos dos ensinos fundamental e médio, nas quais eles aprenderão a confeccionar mosaicos em cerâmica através de atividades que trabalham metodologias ativas.

Como marco da parceria, uma peça do acervo do projeto foi apresentada aos presentes, obra esta que também será entregue ao gabinete das Organizações das Nações Unidas no Brasil. Participaram do momento o presidente da Fecomércio Paraíba, o empresário Marconi Medeiros; o diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação, o empresário Roberto Cavalcanti; a diretora-executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro e a diretora da Fundação Solidariedade e coordenadora do Projeto Mosaico, Núbia Gonçalves.

Para Beatriz Ribeiro Beatriz Ribeiro, “o momento é de muita alegria pelos cem anos de história do Dom Ulrico, pelo grande legado para Paraíba e pelas vidas que foram resgatadas pela instituição. Como também, pelo trabalho que a Fecomércio, o Sesc e o Senac realizam nesta escola que é de excelência. Lançar o Projeto Mosaico é um grande presente para Fundação Solidariedade. A Fecomércio tem sido uma grande parceira nesta caminhada de abrir oportunidades de geração de emprego e renda para os jovens e familiares, multiplicadores do projeto”, destacou a diretora do Sistema Correio de Comunicação.