Reforçando o compromisso do Senac com a formação de profissionais de excelência para atuação no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Departamento Nacional, em conjunto com os Departamentos Regionais, concebeu no ano de 2013 o Modelo Pedagógico Senac.
O Modelo qualifica a oferta da Educação Profissional do Senac em todo o território nacional e representa a consolidação de boas práticas pedagógicas realizadas na instituição, para o desenvolvimento de competências.
Princípios e concepções
O Modelo Pedagógico Senac parte da prerrogativa que educação profissional ofertada deve ser transformadora, contribuindo para o desenvolvimento dos sujeitos, não apenas do ponto de vista profissional, mas, também, em sua condição de cidadãos, de forma a trazer impacto positivo em suas vidas, na comunidade em que vivem e para a sociedade como um todo.
Marcas Formativas
Esse conceito orienta toda a formação e busca desenvolver, junto aos alunos, características que os diferenciam enquanto profissionais formados pelo Senac e pelas quais serão reconhecidos no mercado de trabalho, a saber: atitude empreendedora, domínio técnico-científico, visão crítica, atitudes sustentável e colaborativa.
Metodologia
O Modelo Pedagógico Senac inova ao conceber a organização de cursos em estruturas curriculares, cuja competência é a própria Unidade Curricular. Desta forma, a organização de um curso passa a ter como ponto de partida o perfil profissional, no qual se encontram as principais características do profissional, bem como as competências necessárias para atuação na ocupação. A concepção de metodologia rompe com a tradicional divisão entre teoria e prática e privilegia o desenvolvimento de competências por meio de práticas pedagógicas ativas, inovadoras, integradoras e colaborativas, centradas no protagonismo do aluno. O núcleo da proposta metodológica que orienta a prática nos ambientes de aprendizagem Senac organiza-se a partir do conceito de ação-reflexão-ação, no qual se aprende fazendo e analisando o próprio fazer por meio de atividades que buscam articular a realidade do mundo do trabalho com as experiências prévias dos alunos, possibilitando uma aprendizagem significativa, que supera o paradigma tradicional, outrora focado na transmissão de conteúdo.
Projeto Integrador
O Modelo prevê a criação de espaços privilegiados de aprendizagem, nos quais se promovam a articulação das competências que compõem o perfil profissional de conclusão de um curso e se evidenciam as Marcas Formativas Senac: os Projetos Integradores. Como fios condutores dos cursos, fortalecem a relação dialógica e a aprendizagem colaborativa por meio do desenvolvimento de projetos nos quais os alunos são convidados a resolver situações desafiadoras relativas à ocupação. Aprende-se problematizando, pesquisando, testando hipóteses, tomando decisões e agindo em equipe para atingir os objetivos, de forma a estabelecer uma conexão entre a sala de aula e o mundo do trabalho.
Avaliação da Aprendizagem
Parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, a avaliação educacional antecede, acompanha e sucede o trabalho pedagógico. Um dos seus principais objetivos é produzir informações sobre o progresso educacional dos alunos, de forma a sustentar ações que revertam em melhoria da aprendizagem. A avaliação da aprendizagem no Senac visa evidenciar o desenvolvimento das competências requeridas pelos perfis profissionais dos cursos, permeando todo o processo educativo. A ação avaliativa deve mobilizar, de forma articulada, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, considerando a realidade social, política, histórica, econômica e cultural na qual as relações humanas, situações de trabalho e formação são construídas.
A avaliação no Senac é realizada de modo a resguardar a transparência e objetividade do processo avaliativo, possibilitando a docentes e alunos da Instituição a possibilidade de diagnosticarem a aprendizagem já realizada e as dificuldades encontradas, de forma a reorganizarem a ação educativa.
Planos de cursos nacionais
A partir do alinhamento nacional do Modelo Pedagógico Senac, o Departamento Nacional iniciou juntamente com seus Departamentos Regionais uma ação de mapeamento dos perfis profissionais em âmbito nacional, traduzidos em planos de cursos que atendam às necessidades do mercado. Só uma ação com esta envergadura, que reúne anualmente, em torno de 200 técnicos de todo o país, pode garantir uma padronização da qualidade da oferta na instituição.
Ações para implementação nacional do Modelo Pedagógico Senac
Tendo como horizonte institucional a ampla implementação do Modelo Pedagógico Senac até 2019, o Departamento Nacional busca promover ações de incentivo e acompanhamento da implementação do Modelo em seus Departamentos Regionais, tais como capacitação das suas equipes técnicas e docentes, além de promover o compartilhamento das melhores práticas entre os gestores e equipes técnicas envolvidas.