Como manter uma alimentação saudável? | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Ajuste o cardápio, reaproveite alimentos e controle a ansiedade

Uma alimentação saudável sempre foi sinônimo de energia. Agora, mais do que nunca, precisamos nos alimentar bem para melhorar nossa imunidade e diminuir o nível de estresse dentro de casa. Afinal, queremos passar por esta fase sem comprometer a saúde e o peso na balança!

O nutricionista e instrutor do Senac, Adalberto Nunes, lembra que as orientações não mudam muito. É indicado fracionar as refeições, em torno de seis por dia, e garantir a hidratação com a ingestão de líquidos, principalmente água.

Como nenhum alimento é mais ou menos importante que o outro, o nutricionista explica que o segredo é manter a variedade na composição das refeições:  

– Frutas, verduras e hortaliças são as principais fontes de vitaminas e minerais, garantindo a regulação do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.

– Carnes magras, como peito de frango e peixes, ajudam a diminuir a ingestão de gorduras e são fontes de proteínas de alto valor biológico. Juntamente com as leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha), que também são fontes de proteínas, garantem a renovação celular de todo o corpo, inclusive das células do sistema imunológico.

– Leite e derivados, para quem não tem intolerância a lactose, são fontes primárias de proteínas, ricos em vitaminas e minerais.

– As castanhas, sementes e amêndoas são ricas em gorduras mono e poliinsaturadas (ômega 3), que ajudam a reduzir e equilibrar uma das frações do colesterol e combater os radicais livres. Não exagere no consumo, pois são ricas em calorias!

​Como não cair em tentação?

O isolamento domiciliar reduz o gasto de energia. É preciso ingerir a quantidade proporcional de alimentos a essa nova realidade. Nada de exageros! Quando nos referimos aos doces, por exemplo, logo lembramos de um brigadeiro. Mas as frutas são naturalmente doces. Receitas simples, como uma salada de frutas com iogurte natural no lanche da tarde, substituem qualitativamente um doce e diminuem a vontade de comer açúcar.

Uma dica legal é explorar seu lado chef e fazer receitas simples, saudáveis e gostosas.  

​Não desperdice!

Como devemos nos manter em casa, mais do que nunca é preciso aproveitar integralmente os alimentos. Use frutas, verduras e hortaliças que permitem oseu consumo integral. As cascas de batatas ficam ótimas quando cozidas e servidas com azeite e pimenta calabresa. Que tal um bolinho de arroz com carne assado, feito com as sobras? Use a imaginação e a internet!

Dica extra: Devemos nos proteger contra o coronavírus, mas existem as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Preste atenção na escolha dos alimentos, observe a data de validade, situação da embalagem e condição de armazenamento. Ao chegar em casa, observe se suas características naturais estão preservadas, higienize antes do consumo e preparo, com utensílios também higienizados previamente. Conserve em local e temperatura adequados e consuma no tempo indicado.

O Senac utiliza cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.