normas-de-procedimentos-e-divulgacao-dos-cursos-2020 | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

O Programa Senac de Gratuidade, também conhecido como PSG, é resultado do protocolo de compromisso firmado entre o Senac e o Governo Federal e ratificado pelo Decreto Federal nº 6.633, de 05 de novembro de 2008, que determina a aplicação de 66,67% (sessenta e seis inteiros e sessenta e sete centésimos por cento), a partir de 2014, de sua Receita de Contribuição Compulsória Líquida, em vagas gratuitas. O PSG visa oferecer ações educacionais com custo zero às pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados. O Senac/PB, oferece, vagas gratuitas em cursos diversificados de Formação Inicial e Continuada e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, objetivando ampliar o acesso gratuito à educação profissional e tecnológica aos cidadãos brasileiros de baixa renda.

Para participar é necessário seguir alguns requisitos básicos como:

  •  Ter renda familiar per capta de até 02 (dois) salários mínimos;
  • Atender aos requisitos de acesso do curso escolhido;
  •  Estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica (Ensino Fundamental ou Ensino Médio);
  • Ser trabalhador desempregado ou empregado;
  • As inscrições são feitas de forma presencial e por ordem de chegada.

O processo seletivo de oferta de vagas nos cursos do PSG é regido por Edital, divulgado no portal do Senac/PB (pb.senac.br), e, também em diversos canais de comunicação, como rádio, jornal, mídias sociais, nos Centros de Educação Profissional do Senac/PB, entre outros.

O Senac/PB poderá fazer cadastro reserva de candidatos interessados, pois se o candidato contemplado desistir de fazer o curso, ou não atender aos requisitos exigidos pelo PSG ou ao curso escolhido, chama-se o próximo candidato do cadastro reserva.

Veja os cursos que estão com inscrições abertas