Alunos do curso Técnico em Guia de Turismo vivenciam prática supervisionada em Recife e Olinda | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Nesta semana, o Senac Paraíba realizou a prática supervisionada do curso Técnico em Guia de Turismo, com quase 20 alunos, em uma viagem interestadual, para as cidades de Recife e Olinda. A ação integra a formação necessária para conclusão do curso, que aconteceu na modalidade de Educação a Distância (EAD), com alunos dos polos de João Pessoa e Campina Grande. O Senac Paraíba contempla, para a atuação no trade turístico do estado, profissionais de João Pessoa, Campina Grande, Conde, Recife, Picuí, Remígio, Alagoa Nova e Areia.

Foram dois dias de imersão que iniciaram no aeroporto Presidente Castro Pinto, com vivência de todos os protocolos para uma viagem aérea, com percurso até o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. Chegando na capital pernambucana, os concluintes iniciaram o roteiro com apanhado histórico, geográfico e cultural de Recife e Olinda. Foram vivenciadas práticas de Guia de Turismo na Praça do Marco Zero; Parque das Esculturas de Francisco Brennand; Museu Cais do Sertão; Rua Bom Jesus; Embaixada dos Bonecos Gigantes; Sinagoga Kahal Zur Israel; Praça do Arsenal; Museu Paço do Frevo; Embaixada Pernambuco; Praia de Boa Viagem; Convento de São Francisco; Catedral da Sé e Mosteiro de São Bento. A viagem contou com apoio de guia local para subsidiar os alunos em suas práticas.

 

Para Silvana Bonifácio, empresária da SuzyTour, que trabalha na área do turismo rural pelo brejo paraibano há cinco anos, “escolher o Senac para me qualificar foi a certeza de ser capacitada e regulamentada por uma instituição de credibilidade e confiança reconhecida pelo MEC. Apesar dos meus anos de prática, ter o embasamento teórico e desfrutar destes dois dias de vivência, foi algo essencial para minha formação e atuação como Guia de Turismo”, afirmou a empresária.

 

A bugueira Djacy Marques, atua pelo litoral sul paraibano e sentiu a necessidade de se aprofundar na atuação e ser reconhecida. “Trabalho na área como condutora e busquei um curso de guia para impulsionar e expandir minha atuação. O Senac me proporcionou um ensino de qualidade, com profissionais qualificados que me deram bagagem de ensino para ampliar meu trabalho. Eu indico esta instituição com orgulho e tenho certeza que este foi o primeiro de muitos cursos que irei me inscrever”, relatou Djacy.

O Senac se faz presente em território nacional com cursos para todos. Esta expansão, que permite que pessoas de qualquer parte do Brasil possam realizar os cursos, foi o que motivou a pernambucana Ana Cristina da Conceição. “Sou empresária de uma agência de viagem e eu precisava agregar valor aos meus produtos e ter uma certificação de qualidade, então encontrei o Senac e a instituição atendeu as minhas expectativas. Ter uma formação pelo Senac é uma garantia de ser certificada por uma das maiores instituições de ensino do país. Falar o nome Senac abre caminhos profissionais que me tornam cada vez mais realizada na área de turismo”, declarou a empresária.

O curso Técnico em Guia de Turismo capacita o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbitos local, regional e nacional.