Sesc e Senac apresentam receitas e serviços na programação do Brasil Sabor 2019 | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

O Sesc e o Senac estiveram presentes no Festival Gastronômico Brasil Sabor 2019, que aconteceu dos dias 3 a 5 de maio, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. O evento é uma iniciativa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e está em sua 14º edição celebrando a diversidade gastronômica e oferece a oportunidade de degustar pratos especialmente criados para o evento.

Durante os três dias os visitantes puderam conferir algumas das ações realizadas pelas entidades no estado da Paraíba. O Sesc participou divulgando o Banco de Alimentos – Mesa Brasil e oferecendo a degustação de receitas que contemplam o aproveitamento integral dos alimentos. Uma das ideias apresentadas foi suco de abacaxi com cenoura, couve e hortelã, que utilizava ingredientes que normalmente seriam descartados, como a casca da cenoura e os talos da couve.

O Senac apresentou receitas inovadoras desenvolvidas pelos alunos, oferecendo uma oportunidade para colocar em prática o aprendizado adquirido nas cozinhas pedagógicas dos cursos de Garçom, Cozinheiro e Confeiteiro. O Smoothie Verde foi umas das receitas apresentadas. Era uma bebida funcional feita à base de frutas da época, mel de abelha, água de coco e farinha de linhaça.

A assistente social Elisabeth Soares foi uma das que visitou o estande e degustou as receitas apresentadas. “Gostei bastante das preparações, são muito saborosas. Estão todos de parabéns”, falou.

Para a Diretora de Programas Sociais do Sesc na Paraíba, Eliane Bandeira, participar do Festival Brasil Sabor foi de grande relevância para a entidade. “É sempre importante divulgar as atividades do Sesc para a comunidade. Hoje trouxemos ações ligadas à Gastronomia, através do Banco de Alimentos Mesa Brasil, com o aproveitamento integral dos alimentos e que contribui para o bem estar nutricional da população”, afirmou.

A gerente da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, Angeline Pontes, falou da importância do evento para os alunos. “Essa é uma oportunidade deles se promoverem para o mercado e mostrar a qualidade dos alunos que desenvolvemos. Aqui temos diversos donos de restaurantes que podem, futuramente, contratá-los”, falou.

Aprendizado

A participação no evento foi relevante para o desenvolvimento dos alunos do Senac. “Estamos conseguindo colocar em prática muito do que aprendemos ao longo do curso e esse contato com om público é muito importante”, afirmou a aluna do curso de Garçom, Suzana Moreira.

Para os estagiários do Sesc, o momento foi de grande aprendizado. “Essa é minha primeira experiência com esse tipo de evento e está sendo excelente. Podemos divulgar as ações o Mesa Brasil para a população e mostrar formas para o aproveitamento integral dos alimentos, ressaltou a estagiária do curso de Nutrição. Andreia Soares.