Unidades móveis do Sesc e Senac Paraíba iniciam atendimentos em Bananeiras | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

O Teatro Ivaldo Lucena em Bananeiras, região do Brejo paraibano, foi local escolhido para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para realização de atendimentos por meio da Carreta Sesc Saúde Mulher, do Bibliosesc e de cursos profissionalizantes através da Carreta Escola de Beleza do Senac Paraíba. A iniciativa de levar as unidades móveis até o município de Bananeiras aconteceu por meio da parceria da Fecomércio, do Sesc e do Senac Paraíba com a Prefeitura de Bananeiras; Prefeitura de Solânea; Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ) e Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (AEMP).

Para o Presidente da Fecomércio Paraíba, o empresário Marconi Medeiros, “ é uma imensa satisfação para nós ver as unidades móveis do Sesc e Senac Paraíba serem recebidas pelas autoridades da cidade, uma demonstração de preocupação com cidadania deste município. Bananeiras e Solânea estão dentro de uma das regiões de maior relevância para o estado, principalmente na geração de emprego e renda. A todo momento esta região tem que estar mais preparada e, através das nossas carretas, iremos contribuir ainda mais no desenvolvimento destes municípios”, enfatizou o presidente.

O Prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, em sua fala, agradeceu os presentes pela parceria estabelecida. “A presença de todos vocês, a parceira que se solidifica vem ao encontro do que o município tem como prioridade que é a qualificação da população. Temos que celebrar as coisas boas e estas iniciativas são excelentes para o desenvolvimento de Bananeiras. Algo bem feito, com honestidades e ética, e o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac dão testemunho deste comprometimento”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, também aconteceram atividades inseridas na programação da Rota Cultural Caminhos do Frio realizadas pela prefeitura e Câmara Municipal. Os atores paraibanos Buda Lira, Danny Barbosa, Ingrid Trigueiro, Jamila Facury, Suzy Lopes e Thardely Lima foram homenageados com a entrega da Moção de Aplausos por integrarem o filme Bacurau, vencedor do prêmio do júri na cerimônia de encerramento do Festival de Cannes 2019, na França, e também no Festival de Munique como melhor filme. O público ainda pôde prestigiar a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Artes de Bananeiras com um espetáculo que comemora os 100 anos de Jackson do Pandeiro, e a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba.

 

Serviços

O Sesc Saúde Mulher realizará exames de prevenção de câncer de mama e de câncer de colo de útero, além de ações educativas para a promoção de saúde. O serviço conta com a colaboração do hospital de câncer de Barretos – referência nacional no tratamento à doença – para a emissão dos laudos. A equipe fica à disposição da população em um caminhão dividido em consultório para realização de exames do citopatológico (preventivo); sala de mamografia (espaço composto de mamografia digital, estação de trabalho e negatoscópio); tenda externa com espaço multimídia para ações educativas e possui funcionamento de recepção e sala de espera.

A Biblioteca Móvel do Sesc, o BiblioSesc, realizará ações de incentivo à leitura em escolas da cidade, levando aos estudantes um acervo de mais de 3.500 obras, entre elas livros, paradidáticos, revistas e gibis. Durante a atuação da unidade, a população poderá fazer consultas ao acervo, fazer empréstimos de livros e participar de oficinas de leitura.

Por meio da Carreta Escola de Beleza do Senac Paraíba serão realizados os cursos de cabelereiro assistente; manicure e pedicure; produção de noivas; colorimetria e corte masculino. São formações que acontecerão nos três turnos, capacitando cidadãos para o mercado de trabalho. A carreta é uma verdadeira escola sobre rodas que reproduz os ambientes pedagógicos adequados para formação, com infraestrutura moderna e espaços multifuncionais.