Senac Paraíba comemora sucesso na Semana de Gastronomia Regional no Rio de Janeiro | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Apresentar um pouco da gastronomia e cultura paraibanas. Foi com esse intuito que o Senac Paraíba participou da Semana de Gastronomia Regional no Restaurante-escola Senac Downtown RJ – empresa pedagógica mantida pelo Departamento Nacional. Na última semana, quem foi ao local pôde provar um cardápio regional e inovador e ainda aproveitar a música e dança com o Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba.

Com o tema ‘A diversidade da cultura paraibana: da gastronomia ao folclore’, o Senac buscou levar um pouco das nossas tradições para mais de 300 pessoas que participaram dos almoços servidos nos dias 9 e 10 de maio. O cardápio foi assinado pelo consultor do Senac, o chef paraibano Onildo Rocha que levou um pouco da sua cozinha regional e contemporânea. “Foi muito boa a ideia, o acolhimento e a experiência de vir para outro estado trazendo um pouquinho da nossa cultura. Ver o público entrar no restaurante e ficar feliz com o que está vendo, com a decoração, com o grupo folclórico e depois com a comida, com a sobremesa, é o nosso grande prêmio, é essa satisfação”, comemorou Onildo.

A equipe do Senac também participou ativamente. Os instrutores da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, Thais Macedo e Fabiano Silva atuaram junto com o chef Onildo na preparação dos pratos. “Foi uma experiência única trazer a gastronomia paraibana para fora do estado. O Senac estar proporcionando essa oportunidade para a gastronomia paraibana e para nossa escola, mostrando o trabalho dos nossos instrutores e nossa estrutura é incrível”, destacou Thais. Já o instrutor Fabiano ressaltou como essa vivência no evento retornará para suas aulas. “Vivenciar a rotina e a dinâmica de um restaurante foi uma das melhores coisas que a gente poderia adquirir como experiência para mostrar aos alunos como é a realidade no dia a dia”, apontou.

Entre tantas receitas deliciosas, o cardápio contemplou pratos como carne de sol assada na manteiga de garrafa, rubacão, costelinha suína com rotî de rapadura, fava, peixada ao creme de natas do sertão, galinhada, mil folhas de macaxeira. Sem falar nas sobremesas que também agradaram o paladar, como o pudim de paçoca, mil folhas de tapioca com brigadeiro de engenho, bolo de macaxeira com caramelo de rapadura e o creme de mamão bruleé com rapadura.

O Diretor Regional do Senac Paraíba, Geraldo Veras, prestigiou o evento e destacou o fato do festival disseminar as riquezas e a originalidade da nossa gastronomia. “A Semana de Gastronomia Regional é uma oportunidade única de mostrarmos a nossa culinária paraibana. Com a ação, o público do evento pôde conhecer mais sobre a cozinha da Paraíba, apreciando ingredientes típicos, como a rapadura e a carne de sol, e particularidades da gastronomia local”, destacou.

Além dos almoços, a equipe ministrou uma aula-show na noite da quarta-feira, 9. O momento foi conduzido pelo chef Onildo Rocha que ensinou a fazer o Rubacão. Cerca de 30 pessoas puderam conhecer os processos de preparação dos ingredientes que compõem o prato e o modo de preparo dessa comida tão característica da nossa terra, assim como saber mais sobre o contexto histórico e cultural.

Uma das participantes da aula-show foi Diana Nogueira, que destacou os pontos positivos do evento. “Foi gratificante participar desse momento, adorei a parceria do Sesc com o Senac, com a dança e a música, e a comida também, nunca tinha experimentado o rubacão, adorei. E a receptividade do chef, bem didático, a forma dele explicar que, além da gastronomia, trouxe toda essa cultura e regionalismo”, afirmou.

Durante todo o evento, o público também apreciou a dança e a música nordestina com o Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba que fez apresentações de xaxado, dança de salão regional e dança junina.

A próxima Semana de Gastronomia Regional do Senac Downtown RJ receberá a culinária do estado da Bahia nos dias 6 e 7 de junho.