Consultor da Unesco visita Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Nesta segunda, dia 08, o Senac Paraíba recebeu a visita do Consultor da UNESCO, o professor Jarbas Novelino Barato. O objetivo foi de conhecer a experiência da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria (ESGH) no contexto da Educação Profissional com metodologia diferenciada na prática profissional do aluno com a vivência real do mundo do trabalho.

O professor teve a oportunidade de conhecer os alunos nos ambientes laboratoriais de Garçom, de Camareira, de Cozinha e de Recepção em Meios de Hospedagem. Além disso, ele pôde dialogar com os alunos do programa de aprendizagem – Jovem Aprendiz, inclusive teve o relato de experiências exitosas na prática profissional na empresa, a exemplo da aluna Emily Alana Lourenço, que está cursando o nível superior em  Hotelaria na UFPB e falou da importância do Senac para sua atuação. Também o aluno Rhuan Coutinho, que cursa Relações Internacionais na UFPB, destacou a sua fluência no idioma inglês pela sua experiência de um trabalho acadêmico no ensino regular no país Canadá.

No diálogo com a equipe pedagógica – Diretoria de Educação Profissional, Gerente da ESGH, Instrutores e Supervisores -, foram destacadas as ações educativas e as estratégias didáticas pedagógicas mais adequadas para o desenvolvimento da metodologia, como também os princípios pedagógicos, as marcas formativas do Senac e o modelo curricular centrado no desenvolvimento de competências. O professor falou sobre Ética profissional, o saber observável, o comportamento do aluno em situações do dia a dia na sala de aula e refletir sobre as atitudes; aproveitamento da tecnologia com dicas de situações de aprendizagem envolvendo o lúdico, pesquisas e práticas.

            Jarbas ainda conheceu a parceria Sesc/ Senac da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria e do Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, com a Diretoria do Senac, Vera Lúcia, e a Diretora Regional do Sesc, Mônica Barros. O momento foi oportuno para apresentação dos ambientes pedagógicos, desde os laboratórios até o alojamento da escola, como também a dinâmica e o funcionamento do Hotel Sesc até o café e o restaurante escola.