Alunos da Escola Senac Dom Ulrico realizam doação em instituição de apoio a pessoas em situação de rua | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Solidariedade é o sentimento de compadecimento com as dificuldades de outras pessoas, esta é a definição encontrada nos dicionários. E, na manhã desta quarta-feira, 03, mais de 60 alunos do Programa de Aprendizagem da Escola Senac Dom Ulrico tiveram a oportunidade de viver esta sensação de maneira prática. Eles visitaram o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Serviço Especializado em Abordagem Social – Ruartes para realizar a entrega de mais 250 donativos arrecadados com alunos e funcionários da escola.

Assistência

Segundo a administração do Centro POP, mensalmente, mais de 900 pessoas são atendidas pela instituição. “Todos os dias nós recebemos pessoas em situação de rua, com idade a partir de 18 anos. A necessidade deles de auxílio e valorização é diária. O que essas pessoas desejam é reconhecimento e oportunidade, portanto todas as doações e visitas como essa são muito bem-vindas”, afirmou a assistente social do Centro POP, Ana Lúcia de Oliveira.

Uma das pessoas assistidas pela instituição é Eduardo Ferreira, de 22 anos. Ele foi colocado para fora de casa pelo pai aos 18 anos e desde então vive em situação de rua.  “A pessoa quando passa a viver nas ruas muitas vezes não sabe onde pode buscar assistência. E espaços como esse são de extrema importância para nos trazer visibilidade, o que queremos é ser visto como todas as outras pessoas”, declarou.

Responsabilidade social

A ação foi coordenada pela equipe pedagógica da Escola Senac Dom Ulrico. A supervisora pedagógica, Alciele Santa Rosa, destacou a importância da atividade. “O nosso objetivo é despertar nos alunos a solidariedade e a responsabilidade social para que eles reflitam e possam levar isso para a vida pessoal e profissional. E assim se aprimorarem, serem pessoas cada vez melhores”, destacou.

Experiência

Participaram da ação os alunos dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos e em Instituições de Saúde. Uma das alunas que esteve na visita foi Lidiana Matias.  “Foi uma vivência muito boa, de extrema reflexão. Infelizmente a sociedade julga a população que está em situação de rua como marginalizados e quando a gente vem para um local como este centro podemos vivenciar algo totalmente diferente, são pessoas que não são acolhidas, que querem ser enxergadas”, explicou.

Na quinta-feira, 04, os alunos participarão de outra atividade. Desta vez, acontecerá na Associação de Moradores do bairro São José. Os estudantes montarão um “Varal Solidário”, onde cada pessoa interessada pode retirar uma doação.