Alunos da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria participam de palestra | Senac Paraíba

Senac

Paraíba

Com o intuito de conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cerca de 20 alunos da turma de Aprendizagem em Serviços Hoteleiros participaram da palestra ministrada pelo empresário Luciano Piquet no Auditório do Sesc Cabo Branco, nesta quinta-feira, dia14.

O momento foi para apresentar os 17 ODS promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) discutindo vários tópicos do contexto social e, principalmente, ambiental e suas consequências, como o aumento no volume das águas, o aquecimento global e o buraco na camada de ozônio.

Para Luciano Piquet, que é empresário e desenvolve várias ações em prol da sustentabilidade, a palestra tem o objetivo de “disseminar os ODS em várias regiões, cidades e comunidades para que todos tenham o conhecimento. Porque a gente entende que, se os ODS não forem divulgados nas bases, nos municípios, nas escolas, eles não terão o alcance que é desejado pela ONU”, ressaltou.

A palestra está inserida nas atividades do Projeto Elevação da Escolaridade do Senac. “Nós trouxemos esse projeto para as escolas de educação profissional, trabalhando com esses jovens na perspectiva de inovação, criatividade e mudança de atitude, uma nova forma de ver o planeta. E agora com esse projeto, junto com nossa elevação de escolaridade, nós vamos promover um trabalho de desenvolvimento de construção do conhecimento, pois, ao final do projeto, queremos construir um livro com os alunos desenvolvendo um trabalho exitoso para apresentar todos os resultados desse projeto que estamos iniciando”, explicou a Diretora de Educação Profissional do Senac Paraíba, Vera Lúcia Silva.

A aluna Giselle da Rocha, falou sobre o momento. “Eu aprendi muita coisa com a palestra e pretendo praticar, não guardar só para mim, levar para todo o pessoal que eu posso comunicar e mostrar os ODS”, destacou. Para o aluno Henryke Thomaz, “esse momento foi importante por causa da divulgação do conhecimento, pois espalhar o conhecimento, principalmente sobre sustentabilidade, é algo muito importante porque afeta nossa vida e das futuras gerações”, ressaltou.

Após a palestra, os alunos receberam um Álbum de Figurinhas com os ODS. A ferramenta é para que os estudantes aprendam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de forma lúdica. “Esse álbum de figurinhas permite que os alunos voltem à infância e preencham esse álbum de forma prazerosa e aprendam cada um dos objetivos que forem colando, para saber o que é cada um deles. Temos certeza que, ao final do ano, teremos alunos bem comprometidos com todas essas ações”, concluiu Piquet.