Belém do Brejo do Cruz recebe Educação Profissional e inclusão social com o Senac

Aos 74 anos, Edite Pereira já não tinha motivação pra sair na cidade devido às dores causadas pela idade. Sem estímulos, buscava dentro de casa motivos para seguir a vida, que se tornava cada vez mais sedentária, piorando seu quadro clínico. Quando soube do curso de Artesanato em Sandálias que o Senac daria início em Belém do Brejo do Cruz, cidade no sertão paraibano com pouco mais de sete mil habitantes, onde mora, não deu muita atenção. “Devido às dores, não queria me locomover até o local, e também achei que não seria capaz de confeccionar nada”, revela, apontando nas mãos os locais onde as dores era mais intensas. Desacreditada, mas motivada pela família, resolveu “dar uma olhadinha” no primeiro dia de aula, e desde então, o absenteísmo zero, o sorriso no rosto e as quatro sandálias confeccionadas por ela provam que as barreiras podem ser superadas quando se tem vontade e prazer em fazer aquilo que se gosta.

Nesta quarta-feira, 20, o Senac finalizou o primeiro de cinco cursos de capacitação voltado para idosos e seus familiares, programados no município. Nesta primeira etapa, os 30 alunos aprenderam a fazer Artesanato em Sandálias. O curso teve carga horária de 60 horas/aula, e aconteceu entre os dias 2 de agosto e 18 de setembro, no Centro de Referência de Assistência Social. Até o final do ano, estão programados os cursos de Confecção de Bijuterias, Fuxico, Pintura em Tela e Artesanato em Biscuit.

Na solenidade de conclusão, estiveram presentes o prefeito da cidade, Evandro Maia; o vereador Hilário Filho, representando a Câmara Municipal; a Gerente das Unidades Móveis do Senac, Marinelma Roque; e representantes de diversas secretarias e programas da prefeitura. Em seu discurso, o prefeito Evandro Maia destacou a importância do Senac dentro da parceria, que busca a inserção social e a geração de renda. “Em tempos como os atuais, é importante que possamos encontrar formas criativas e sustentáveis de empreender, e para isso precisamos de cidadãos capacitados e idealizadores, que é o que o Senac nos traz com esses cursos”, afirma.

A Gerente das Unidades Móveis do Senac, Marinelma Roque, agradeceu o apoio da prefeitura e destacou pontos inovadores desta parceria. “Estamos promovendo um curso voltado para os idosos e seus familiares, para que assim toda a família se envolva, juntos, no sucesso de uma vida empreendedora, onde seja possível gerar renda com a venda dos produtos. Para o Senac, a maior recompensa é fazer a diferença na vida de cada um dos nossos alunos, saber que de alguma forma, a vida deles foi transformada após estarmos juntos”, comemora.

Através da atuação das Unidades Móveis, o Senac Paraíba mostra sua força na atuação do litoral ao sertão do Estado, chegando desde às grandes cidades aos municípios de difícil acesso e infraestrutura. Desta forma, a instituição busca garantir o acesso à educação profissional dos paraibanos, levando suas ações àqueles que não conseguem dispor de atividades de educação e inclusão social.

 

 

 

Contatos

Programação PSG 2017

Jovem Aprendiz