Alunos da Escola Senac Dom Ulrico participam de palestra sobre diversidade cultural do Nordeste

Nesta segunda-feira, 3, cerca de 800 alunos do Programa de Aprendizagem  da Escola Senac Dom Ulrico participaram de uma palestra sobre os aspectos conceituais da cultura nordestina. Distribuídas em diferentes horários, a formação estava inserida no projeto de elevação da escolaridade, desenvolvido pelo Senac, que tem como tema "Diversidade Cultural: encontros e desencontros".


Ministrada pelo Juiz de Direito e Escritor Onaldo Rocha de Queiroga, a palestra abordou o tema “O Matuto que conquistou o mundo. Sim o nosso Rei do Baião”. Para iniciar o momento, os próprios alunos introduziam a turma com a cantoria da música Asa Branca, canção de Luiz Gonzaga que contextualiza o sofrimento do povo com a seca no Nordeste brasileiro. Em seguida, foram debatidas as questões da diversidade, convivência de ideias, comportamentos culturas, características, poesia, cotidiano, paisagem e todo o referencial histórico da região Nordeste.

“Essa turma interagiu e viveu conosco histórias e mais histórias de seu Luiz. Renovei a certeza de que temos que lutar para incluir na grade curricular do ensino uma matéria que fale sobre nossa cultura. É um passe importante para levarmos aos jovens a verdadeira cultura de raiz do Nordeste”, destacou o palestrante Onaldo Rocha de Queiroga que, na ocasião, fez doações de diversas obras suas para a biblioteca da instituição e para participantes do evento.

Para o Senac, esta atividade fortalece o compromisso com a construção do pleno exercício da cidadania. Mais informações podem ser obtidas através do número (83) 3241-6883/ 3241-6503. A unidade fica localizada na Avenida João Machado, 1214, Centro.

Sobre o palestrante
Onaldo Rocha de Queiroga é natural de Pombal (PB). É bacharel em Direito pela UFPB e possui uma vasta trajetória no âmbito jurídico: atuou como Promotor de Justiça do Estado da Paraíba, assumiu o cargo de Juiz de Direito da Paraíba, exerceu os cargos de Juiz Eleitoral, de Diretor do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, de Juiz Corregedor da Paraíba e de Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba. Atualmente é Juiz da 5ª Vara Cível de João Pessoa. Ele também atua como escritor e colunista do Jornal Correio da Paraíba e participa do programa radiofônico “Vida de Viajante”. Onaldo possui várias obras publicadas, entre livros literários e jurídico.

Contatos

Programação PSG 2017

Jovem Aprendiz