O Senac promove educação profissional da melhor forma e para cada necessidade

A prática educacional do Senac Paraíba também está inserida no acesso e inclusão de pessoas com deficiência física e necessidades especiais ao mercado de trabalho. Para isso, a entidade vem eliminando barreiras e construindo pontes necessárias ao exercício da cidadania, para melhor servir ao seu corpo discente. Desta forma, o aluno do Senac pode desfrutar, cada vez mais, das oportunidades de acesso à educação profissional, de acordo com múltiplas preferências e necessidades.

O Programa Deficiência e Competência inseriu, desde 2002, o despertar para a oferta de serviços comprometidos com a demanda de pessoas com deficiência. De acordo com essa prática, o Senac Paraíba investe na capacitação de suas equipes pedagógicas, assim como em tecnologia educacional e em infraestrutura. Para isso, a entidade dispõe de equipamentos, acessórios e materiais didáticos. Essa visão vem facilitando o acesso e a circulação dos deficientes nas instalações, assim como aumenta a comunicação e o contato com as informações de uma forma igualitária.

O Senac promove, em todo o estado, inclusão e acessibilidade não só na estrutura física, mas nos níveis interpessoais de relação, comunicação e aquisição de informações.

A inclusão toma conta de outros setores e das programações. A Biblioteca do Senac, por exemplo, possui um acervo de obras escritas em Braille. O setor é responsável também por produzir o projeto Tarde Literária, que já recebeu a apresentação de artistas com deficiencia visual, onde fez uma apresentação interativa com o uso de um cordel em Braille, difundindo a cultura aliada à inclusão e acessibilidade.

Essas ações reafirmam o compromisso do Senac Paraíba com o acesso das pessoas com deficiência à educação profissional. A entidade visa potencializar a competência desse público, não como portadores de deficiência, mas como portadores de inteligência, aptidões e talentos. Não como pessoas com carências de saúde, mas como um público que tem direitos assegurados. Desta forma, a instituição investe nas capacidades de cada indivíduo com igualdade e acredita em um mercado de trabalho cada vez mais inclusivo.


Topo

Contatos

Programação PSG 2017

Jovem Aprendiz